Plantas Medicinais Brasileiras que Ajudam na Imunidade

A Ismar Farma está localizada em dois endereços: Em frente à UPA de Surubim e no Posto Shell, bem na entrada do Coqueiro.

Todos os pedidos podem ser feitos por WhatsApp com entrega em domicílio:
📲 (81) 9.9174-9965


Fortalecer a imunidade tem se tornado prioridade na rotina de muitas pessoas, especialmente com o aumento das preocupações com vírus e doenças respiratórias. E que tal usar a força da natureza a seu favor? O Brasil é um verdadeiro tesouro quando o assunto são plantas medicinais com propriedades capazes de estimular o sistema imunológico.

De norte a sul do país, a biodiversidade brasileira oferece uma variedade de ervas e raízes que há séculos fazem parte da medicina popular. E o melhor: muitas delas estão disponíveis aqui mesmo, nas prateleiras da sua farmácia de confiança, como a Ismar Farma, seja em cápsulas, extratos, chás ou óleos essenciais.

Hoje, vamos conhecer algumas dessas plantas que ajudam a manter o corpo mais resistente, com energia de sobra e saúde reforçada.

Por que cuidar da imunidade?

Nosso sistema imunológico é como um escudo que protege o organismo contra vírus, bactérias e outras ameaças. Quando ele está enfraquecido, o corpo fica mais vulnerável a infecções, alergias, gripes e até doenças mais sérias.

Estilo de vida, alimentação desequilibrada, estresse, falta de sono e uso excessivo de medicamentos são alguns dos fatores que afetam negativamente essa defesa natural. É aí que entram as plantas medicinais com ação imunomoduladora e estimulante, que auxiliam o corpo a se proteger de forma mais eficiente.

Plantas brasileiras que fortalecem a imunidade

1. Unha-de-gato (Uncaria tomentosa)

Originária da Amazônia, a unha-de-gato é uma planta poderosa no fortalecimento das defesas naturais. Ela é conhecida por sua ação anti-inflamatória e por ajudar na limpeza do organismo. Além disso, melhora a resposta imune, sendo muito indicada para prevenir gripes e infecções.

Pode ser consumida em cápsulas, tintura ou chá.

2. Aroeira

Muito comum no nordeste, a aroeira tem propriedades antibacterianas e antivirais. Além de auxiliar no combate a inflamações, ajuda o corpo a resistir melhor a agentes externos. Pode ser usada em forma de chá ou extrato.

3. Gengibre

Apesar de estar em muitas receitas culinárias, o gengibre é um verdadeiro remédio natural. Ele aquece o corpo, melhora a circulação, ajuda na digestão e fortalece o sistema imunológico. É excelente em épocas mais frias, quando a imunidade costuma cair.

Pode ser consumido cru, em chá, cápsulas ou em pó.

4. Equinácea

Ainda que não seja originalmente brasileira, a equinácea já se adaptou ao nosso solo e é amplamente utilizada por aqui. É uma das plantas mais estudadas quando o assunto é imunidade. Estimula a produção de glóbulos brancos, que são os soldados do nosso corpo contra vírus e bactérias.

Indicada especialmente em períodos de maior exposição a gripes e resfriados.

5. Alho (em cápsulas ou cru)

Outro clássico da sabedoria popular, o alho possui compostos sulfurados com efeito imunológico potente. Ele também tem ação antiviral e antibacteriana, sendo indicado tanto na prevenção quanto no alívio de infecções respiratórias.

Muita gente prefere consumir o alho em cápsulas, o que evita o gosto forte e ainda mantém os benefícios.

6. Guaco

Muito utilizado para problemas respiratórios, o guaco também contribui para a imunidade. Sua ação expectorante e broncodilatadora ajuda o corpo a eliminar muco, combatendo infecções no trato respiratório.

7. Própolis verde

Produzido a partir da planta alecrim-do-campo, o própolis verde é uma joia brasileira. Rico em flavonoides e compostos bioativos, fortalece a imunidade e ajuda a combater inflamações. É um excelente aliado no dia a dia, principalmente para quem tem contato constante com ambientes fechados ou poluídos.

Pode ser encontrado em sprays, gotas ou cápsulas.

Como incluir essas plantas no dia a dia?

Não é preciso mudar radicalmente a rotina para fortalecer sua imunidade com ajuda da fitoterapia. Aqui vão algumas sugestões práticas:

  • Prepare chás com ervas específicas para tomar ao longo do dia.
  • Use cápsulas de extratos secos, que concentram os princípios ativos de forma segura e prática.
  • Consuma alimentos naturais com frequência, como gengibre e alho.
  • Inclua extratos de própolis ou tinturas em sucos e água.
  • Consulte um profissional de saúde para montar um plano de uso adequado.

Na Ismar Farma, você encontra diversas dessas plantas já preparadas em formas práticas e seguras, com qualidade e orientação para o uso correto.

Fitoterapia e autocuidado

Mais do que apenas prevenir doenças, o uso das plantas medicinais também é uma forma de praticar o autocuidado. É um convite a olhar com mais atenção para o próprio corpo, entender os sinais que ele dá e fortalecer a saúde de forma natural e consciente.

Com hábitos saudáveis e apoio da fitoterapia, é possível atravessar as estações do ano com mais equilíbrio, disposição e vitalidade.


Aviso: Este conteúdo tem caráter informativo e não substitui a orientação de um profissional de saúde. Em caso de sintomas persistentes, procure um médico.

Compartilhe

Nossos posts